quarta-feira, 20 de abril de 2022

PROJETO WEIWE(R)BE: competências de literacia com a biblioteca escolar” - fundamentos e metodologia.

A Escola Secundária Matias Aires (ESMA) participa neste projeto, através de duas turmas do

10º ano, uma turma do Ensino Profissional e outra dos cursos científico-humanísticos.

Este Projeto, que é coordenado pela Rede de Bibliotecas Escolares em parceria com a

Universidade Aberta, implica o enquadramento da literacia da informação nas práticas

curriculares através da definição de abordagens pedagógicas e de estratégias de trabalho das

bibliotecas escolares, em escolas do ensino secundário, com turmas de 10.º ano. 

Ao assumir-se como um espaço de ação e reflexão onde sejam desenhadas e partilhadas

estratégias para o desenvolvimento de finalidades e competências, expressas no Perfil dos

Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e no Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar,

orienta-se de acordo com os seguintes objetivos :

- Promover estratégias pedagógicas que relevem de atitude crítica, ética e reflexiva no acesso

a fontes de informação e na análise de conteúdos disponíveis na internet;

- Fomentar o trabalho colaborativo com a BE, para produção de trabalhos numa determinada

área do conhecimento e no quadro dos projetos curriculares, a partir de REA;

- Sustentar o desenho e a implementação de cenários de aprendizagem com integração de

tecnologias e conteúdos da Web, nomeadamente artigos da Wikipédia.

A participação da ESMA iniciou-se no dia 12 de janeiro e vai decorrer até ao dia 8 de junho,

contemplando, para os docentes envolvidos, quatro sessões a distância síncronas (primeira,

terceira, quarta e última sessões) e seis sessões a distância assíncronas, com a planificação

genérica que abaixo se apresenta.

Uma vez que a participação neste projeto implica, necessariamente, o envolvimento de

alunos, refira-se que oss mesmos, até ao momento, nas suas turmas e nas disciplinas de PTI e

de Geografia de Turismo, elaboraram, com a orientação dos respetivos professores, os planos

de trabalho que estão a ser desenvolvidos, através da aplicação de um modelo de pesquisa

(BIG 6) que foi dado a conhecer em sessões organizadas pela Mediateca Escolar pela Rede de

Bibliotecas Escolares/Universidade Aberta destinadas aos alunos.

Os professores envolvidos e o professor bibliotecário, no âmbito desta ação, têm produzido

documentos de apoio (desdobráveis) para os alunos, incidentes nas diferentes

estratégias/metodologias (modelo de pesquisa BIG 6; “Verificação da fiabilidade das fontes”;

“Elaboração de citações, referências e bibliografias e manuseamento de ferramentas de gestão

bibliográfica – APA) .


(cf. Guião de “Pesquisa e tratamento de Informação”; desdobrável “Como fazer citações”)










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