"O Dia Internacional dos Migrantes é celebrado, anualmente, no dia 18 de dezembro.
A história mostra-nos como a migração tem sido uma expressão da capacidade dos indivíduos em ultrapassar adversidades na procura de melhores condições de vida. Nos dias de hoje, a globalização juntamente com os avanços na comunicação e nos transportes, fez aumentar o número de pessoas que percecionam a possibilidade migração e que encontram a capacidade de se deslocar para outros lugares.
Contudo, os desafios globais que enfrentamos, demonstram a ligação entre migração e desenvolvimento, assente nas oportunidades que a mesma representa, implicando novas políticas económicas que acabem por impulsionar o desenvolvimento social, tanto nos locais de origem como de destino.
A cooperação internacional é imperativa, na medida em que a migração apresenta contornos complexos de emergência e, quase sempre, a procura de segurança e paz. Razão por que esta cooperação deverá permitir a colaboração, o diálogo e a salvaguarda dos direitos humanos dos migrantes.
Este Dia foi proclamado através da Resolução 55/93 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 4 de dezembro de 2000. Esta resolução adotou, igualmente, a «Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e os Membros das suas Famílias»."
https://eurocid.mne.gov.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário