terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Exposição Dia dos Namorados

Encontra-se patente no Espaço de Exposições da Mediateca Escolar trabalhos alusivos ao Dia dos Namorados realizados no âmbito das disciplinas do Departamento de Línguas, nomeadamente sobre os Pares Românticos Famosos, Poemas em Várias Línguas, Mensagens, ...


domingo, 13 de fevereiro de 2011

Dia dos Namorados

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega no final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
Segundo a lenda, o bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Embora continuando a celebrar casamentos, casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, 14 de fevereiro é a data de sua morte.
 Na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada
No século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adoptada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valentine's Day.
O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos.
O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.
ApresentaçãO   Os Poetas E O Amor
View more presentations from ginarodrigues.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Inês Rodrigues da Costa Expõe na Mediateca


A Mediateca Escolar convida toda a Comunidade Escolar a visitar a Exposição da Inês e a deixar neste blogue a opinião sobre o seu trabalho.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Projecto Coração na Guiné





Realizou-se no passado dia 27 de Janeiro, no refeitório da ESMA, uma sessão de divulgação do Projecto Coração na Guiné que contou com a participação do seu principal obreiro, Joel da Fonseca, que relatou a sua experiência, procurando sensibilizar a nossa Comunidade Educativa para a participação neste projecto tão nobre.
Colabora, doando material escolar, dicionários, gramáticas,...
Para saberes mais sobre este projecto consulta a respectiva página em: http://www.coracaonaguine.com/


“Foi em 2008 que nasceu o projecto “Coração na Guiné” com o intuito de ajudar a melhorar as condições de vida das mulheres e crianças mais desfavorecidas da Guiné-Bissau. Fizemo-lo através de parcerias com ONG’s, instituições religiosas já implantadas no terreno, organismos estatais guineenses e portugueses e com algumas empresas e organizações privadas.

O projecto nasceu sobretudo no coração de Joel Fonseca, quando este conheceu o trabalho da Casa Emanuel, uma associação humanitária e social fundada em 1995 e que está sedeada no bairro de Háfia, em Bissau. Mas teve continuidade e desenvolveu-se devido à mobilização de outras pessoas que ajudaram a dar forma a este solidário “coração”.

No início de 2009, e durante três semanas consecutivas, esteve no ar a campanha “Coração na Guiné” no programa diário da RTP1, “Portugal no Coração”. Graças à resposta de muitos telespectadores ao nosso desafio, que ao longo das 3 semanas foram contribuindo com chamadas de valor acrescentado e com outros donativos, conseguimos enviar para a Casa Emanuel cerca de 62 toneladas de alimentos, roupa e material escolar.

Já em 2010, dois dos nossos voluntários decidiram aliar o prazer de andar de mota com a vontade de ajudar a população guineense mais carenciada e rumaram a África. Durante 10 dias, entre Maio e Junho, Joel Fonseca e José Miranda percorreram de mota os 7500 quilómetros que ligam Portugal à Guiné-Bissau. Pelo caminho atravessaram o maior deserto do mundo e subiram e desceram as montanhas do Atlas para entrarem na África negra. À chegada à Guiné-Bissau, que é actualmente o 3º país mais pobre do Mundo, entregaram e instalaram 20 toneladas de equipamento médico/hospitalar em diversas unidades de saúde do país.”